Ir para Paris, Londres ou Nova Iorque por R$2,65? Agora dá!
Por Marcelo Pedrosa
O que essas cidades têm em comum que nos permite visitá-las gastando a módica quantia citada acima? Seu sistema de metrô, igualado em qualidade pelos novos trens do ramal paulista do Metropolitano de São Paulo.
Dentre as melhorias dos novos vagões, constam design mais moderno, câmeras de segurança internas e externas, portas mais largas, maior espaço interno, assentos especiais para obesos e aviso luminoso da próxima estação. Já entre os confortos não tão visíveis, mas não menos importantes, os vagões possuem ar condicionado, menor nível de ruído e indicações em braile no pega-mão. Com tanta tecnologia e modernidade, fica fácil se sentir em outro país. “A malha do metrô Japonês dá de dez a zero no daqui, mas o design do nosso é melhor”, atestou Celso Seisi, corretor de imóveis paulistano e que morou no país asiático.
Perguntado por que as novas composições foram alocadas para a linha verde, o Metrô, através de seu serviço de atendimento ao usuário, afirmou que isso se deu pelo alongamento da linha com a inauguração de novas estações e a necessidade de diminuir o intervalo de tempo entra os trens. “A linha dois (verde) precisava de mais trens. Além disso, as linhas um (azul) e três (vermelha) já não suportam mais composições. Há até paradas entre estações para que a composição à frente desocupe a plataforma de embarque”, confirmou Jurandir, atendente do serviço ao usuário.
Tecnicalidades à parte, quem já conhece outros sistemas de transportes urbanos do primeiro mundo não tem dificuldade de identificar as semelhanças de qualidade entre esses e o paulistano, onde circulam os novos trens. Recheadas de obras de arte e esculturas, as estações da linha dois (verde) têm um ar moderno e cosmopolita a que nós brasileiros não estamos muito acostumados, mas que são comuns em cidades mais modernas e menos desiguais economicamente falando.
Com um pouco de boa vontade, um bom rock no inglês no Ipod e uma pitada de imaginação, Londres, Paris ou Nova York estão somente a algumas paradas de distância.